Primeira cidade inteligente no Brasil de habitação popular

cidade inteligente no Brasil

 A primeira cidade inteligente no Brasil para pessoas de baixa renda está em construção no Ceará. O Croatá Laguna Ecopark é uma iniciativa de organizações que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.  

A cidade abrigará 20.000 moradores de baixo nível socioeconômico em um área com forte déficit habitacional, no distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A região está em processo de valorização devido ao crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que deve se tornar o segundo porto em movimentação de cargas, depois do Porto de Santos, até 2025. Apesar de estar em solo brasileiro, a iniciativa foi proposta por duas organizações italianas, a Planet Idea e SocialFare, em conjunto com o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv – StarTAU. 


Artigo Relacionado: O Exemplo da Cidade Inteligente e Sustentável de Fujisawa 
                      http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/cidade-inteligente-e-sustentavel-fujisawa/  

Uma cidade inteligente reúne uma série de tecnologias que fornecem uma melhor gestão de recursos em um ambiente urbano, permitindo o uso responsável dos recursos naturais: mais serviços, mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida. Tais inovações estão se tornando cada vez mais utilizadas no mundo afora, mas o custo alto muitas vezes é um empecilho, por isso geralmente não são adotadas em bairros populares. O Laguna Ecopark será a primeira smart city social do Brasil, e servirá de exemplo para outras cidades sustentáveis populares. 

cidade inteligente no Brasil

A intenção é que a população de baixa renda deixe os subúrbios para viver em um sistema social integrado com alta tecnologia, Wi-Fi liberado, aplicativos específicos para compartilhamento de bicicletas e motos. 

Fonte e artigo completo: http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/cidade-inteligente-no-brasil-habitacao-popular/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan