Reinventando o lixo

Redação Portal AECweb
Não é novidade que o lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais do mundo. No Brasil, por exemplo, uma pessoa produz em média cerca de 1 kg de lixo por dia, segundo a ABRELPE – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
reinventando-o-lixo-1
Crédito: R. Gino Santa Maria/Shutterstock
De acordo com Ricardo Ricchini, fundador do portal Setor Reciclagem e sócio da empresa de treinamentos comportamentais Pandora, uma pesquisa em julho do ano passado também realizada pela ABRELPE afirmou que nos últimos 11 anos – de 2003 a 2014 –, o aumento da geração de lixo no país foi muito maior do que o crescimento populacional. “Cresceu 29%, enquanto a taxa de crescimento populacional foi de 6%”, adverte.
Para Ricchini, embora a responsabilidade do lixo produzido deva ser dividida entre os diferentes atores da sociedade, a realidade ainda é bem diferente. “Existem leis – como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305/10 – que exigem que a responsabilidade dos resíduos seja compartilhada entre indústria (geradora), população (consumidora) e governo (gestora). Mas na prática, pouco foi feito em relação à obediência das leis”, comenta.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan