Sistemas pneumáticos facilitam coleta seletiva de lixo

Já consolidada na Europa, a coleta de resíduos a vácuo reduz odores e emissões de CO2, tem mais durabilidade e flexibilidade

Redação AECweb / e-Construmarket

O sistema encaminha os resíduos através de tubulação subterrânea (serato/shutterstock.com)


Os sistemas pneumáticos de coleta de lixo podem atender de pequenos edifícios residenciais com quatro pavimentos até cerca de 30% de toda a população de uma cidade.
A solução, basicamente, encaminha os resíduos para centros de tratamento através de tubulação subterrânea, reduzindo, assim, a necessidade de transporte via caminhões.
Ainda incipiente no Brasil, a tecnologia já se faz presente em países como Estados Unidos, Canadá, Suécia e Inglaterra. “No território nacional existem, atualmente, duas instalações em construção pelo setor privado. Uma no hospital Sírio Libanês, localizado no centro da cidade de São Paulo, e outra no empreendimento Parque da Cidade, na Zona Sul da capital paulista”, afirma o engenheiro Fábio Colella, diretor Geral da Envac Brasil, empresa responsável por levar o sistema para diferentes partes do mundo. Cerca de 70% dos componentes do sistema, porém, podem ser comprados no mercado nacional – apenas o restante é importado.

VANTAGENS

Dependendo da região do planeta, a tecnologia dos sistemas pneumáticos de coleta de lixo recebe outros nomes. Entre as denominações existentes, estão: coleta de lixo a vácuocoleta subterrânea, coleta automática de resíduos ou coleta pneumática. Apesar das variadas nomenclaturas, o sistema é o mesmo e apresenta uma série de vantagens.
“Essa é, talvez, a única alternativa que realmente leva a coleta seletiva à porta de seu usuário. Isso quer dizer que o esforço realizado ao separar os diferentes resíduos na origem vai perdurar até que os materiais cheguem ao respectivo local de tratamento”, diz Colella.
O sistema pneumático permite que sejam criados pontos específicos para coleta do lixo reciclável, possibilitando que o descarte aconteça a qualquer momento. Os benefícios vão além, com destaque para a melhoria do sistema de gestão de resíduos sólidosredução considerável das emissões, especialmente de CO2; menos odores; e maior flexibilidade e durabilidade. Por outro lado, a principal desvantagem é o alto grau de intervenção necessário para a instalação da tubulação. Se, por exemplo, a solução for atender uma zona urbana já consolidada, os custos e a logística de implantação acabam elevando bastante o investimento necessário.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan