Um centro, uma avenida, uma cidade. Qual espaço público queremos?

Um centro, uma avenida, uma cidade. Qual espaço público queremos?
Neste artigo publicado pelo blog observaSP, a urbanista Ana Castro analisa o movimento de retomada dos espaços públicos na cidade de São Paulo a partir da inauguração da ciclovia na Av. Paulista. A autora traça um percurso histórico dos vários projetos de ocupação do espaço público na capital paulista para mostrar a disputa entre as perspectivas públicas e privadas do espaço urbano. Segundo Castro, a Av. Paulista afirma nova centralidade, símbolo da dimensão coletiva do debate público – talvez o modo encontrado pela sua população de tomar para si o papel de sujeito político.
blog observaSP é uma iniciativa do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade/FAU/USP), que   integra o projeto de pesquisa “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil”, com financiamento da Fundação Ford. O INCT Observatório das Metrópoles participa do projeto com estudos de caso no Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Orlando Alves dos Santos Jr., e em Fortaleza, coordenado pelo professor Renato Pequeno.
O blog observaSP tem como objetivo monitorar e influenciar políticas urbanas municipais, com foco na função social da propriedade, inclusão socioterritorial da população de baixa renda e ampliação do acesso aos serviços urbanos. Coordenado por Paula Santoro e Raquel Rolnik, o observaSP vem monitorando os desdobramentos do novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo e a implementação da Operação Urbana Consorciada Água Branca.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan