Projeto de garagens deve considerar posicionamento de pilares e portões

Vagas estreitas e fluxo mal dimensionado são outros problemas que criam transtornos aos usuários

Redação AECweb / e-Construmarket
Projeto Garagem
Uma garagem bem projetada tem grandes chances de sair do papel sem criar problemas, e mesmo que imprevistos aconteçam, a situação pode ser remediada com base nas diretrizes pré-estabelecidas. “Quando o projeto nasce corretamente, já leva em consideração alguns cenários inesperados que podem ocorrer, dessa forma o pós-obra permite um reestudo e remanejamento de alguns elementos para minimizar o problema”, afirma a arquiteta Fadva Ghobar, responsável pelo escritório Ghobar Arquitetura e Planejamento de Garagens.
Devido à sua grande importância, o projeto deve ser bem elaborado, começando pela observação sobre o público que ocupará as vagas. Há diferenças entre a garagem de um condomínio residencial e a de um edifício comercial, por exemplo. “Cada empreendimento tem garagens com características diferentes. Em um aeroporto, a largura da vaga é maior quando comparada à de um edifício comercial, isso porque no aeroporto é preciso prever o descarregamento de bagagens dos carros”, explica Fadva.
Já em um shopping, as vagas têm de ser livres, ou seja, sem nenhuma obstrução, a não ser que seja oferecido serviço de valets. “Como o público de shopping é flutuante, as vagas têm que ser mais confortáveis e a oferta deve ser alta. Em condomínio comercial ou corporativo, há uma alternância entre a população fixa, os condôminos, e a flutuante (visitantes). Neste caso, a garagem é organizada de forma que a população flutuante tenha uma área ou um pavimento específico para guardar o carro. Se estiver disponível o serviço de valet, pode haver vagas duplas ou triplas otimizando o uso dos espaços, já que nas garagens comerciais são poucos os motoristas que vão até a vaga”, diz a arquiteta. Nos edifícios residenciais, outras características de conforto devem ser consideradas, mas é comum que a população fixa crie as regras quanto à melhor maneira de utilizar as vagas.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan