4 lições para intensificar o transporte sustentável nos dois países mais emissores de poluentes

 By 

(Foto: Michael Kodransky/ITDP)


(Foto: Michael Kodransky/ITDP)
Os dois maiores emissores do mundo têm muito a aprender um com o outro – especialmente sobre transporte.
Transportes são uma importante fonte de emissão de CO2 na China e nos Estados Unidos, pois correspondem, respectivamente, a 20% e 30% do total de emissões desses países. Nas cidades chinesas, a porcentagem de pessoas se deslocando de carro aumentou de 15% para 34% em Pequim entre 2002 e 2013, causando a poluição do ar e alimentando as mudanças climáticas.
Essa foi a razão de autoridades e especialistas das duas nações terem se reunido recentemente noFórum de Transportes Estados Unidos-China, sediado em Los Angeles, evento anual que reúne setores público e privado com o objetivo de impulsionar o comércio, acelerar o compartilhamento de conhecimentos e inspirar soluções para os desafios comuns.
Os especialistas discutiram maneiras de criar transportes mais sustentáveis em cidades – abordando temas como transporte público, ciclovias e passarelas para pedestres – e reuniram  quatro grandes ideias:
(Foto: Benoit Colin/WRI)

(Foto: Benoit Colin/WRI)

1. Aprenda com os projetos que oferecem soluções inovadoras

Campanhas locais de “ruas completas” estão surgindo em todas as cidades americanas, repensando as funções das ruas para que sejam mais multimodais, multifuncionais e focadas em pessoas ao invés de carros. Por exemplo, Nova York criou zonas de tráfego lento e fechou para carros algumas de suas ruas. Estas soluções de baixo custo produzem enormes benefícios, incluindo o aumento do tráfego a pé e a revitalização de bairros. Em Seattle, o redesenho das ruas com calçadas permeáveis e jardins de chuva ajudou a gerenciar o escoamento de águas pluviais poluídas.
Agora, programas federais estão surgindo para ajudar tais projetos como estes a se espalhar mais rápido. Por exemplo, saiu a primeira lei federal que endossa ruas completas, além do ato de fixação de Transportes de Superfície da América (FAST), que encoraja os municípios a relatar o progresso de suas ruas completas, requere o uso de um Guia de Desenho Urbano e fornece subsídios para projetos pertinentes. Consequentemente, as cidades americanas emitiram mais de 900 políticas de ruas completas locais.
Da forma similar, condicionadas pelo Código Urbano de Desenho de Estradas, as cidades chinesas têm algumas das mais amplas infraestruturas de ciclismo do mundo. Com o apoio do WRI, o governo chinês introduzirá em breve um manual de acesso seguro às estações, que foi projetado para ajudar as cidades a criarem ruas mais seguras para os pedestres.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan