A resiliência climática urbana como parte essencial do desenvolvimento das cidades

  

(Estação de ônibus próxima ao Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Benoit Colin/WRI)
(Estação de ônibus próxima ao Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Benoit Colin/WRI)
Lar de mais de metade da população do mundo, as cidades estão entre os lugares mais vulneráveis aos impactos de um planeta mais quente. Porém, em muitos sentidos, elas ainda não estão equipadas para lidar com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas.
Enquanto mais de 450 cidades se comprometeram a reduzir as suas emissões, como parte doCompacto de Prefeitos, poucas áreas urbanas têm planos de adaptação ou resiliência estabelecidos. Mesmo em cidades com iniciativas de adaptação, em muitos casos esses planos são tratados como algo separado, não integrado ao núcleo de decisões do planejamento das cidades, como o transporte e uso do solo.
Por isso o 100 Resilient Cities (100RC) e o WRI Ross Center for Sustainable Cities estão se unindo para ajudar as cidades a enxergar o planejamento urbano pelo olhar da resiliência. A parceria serve para garantir que as cidades podem construir resiliência desde a sua base, aprendendo com os sucessos de adaptação dos seus pares e incorporando a adaptação nas operações da cidade e nas decisões de planejamento. A parceria também funciona para abrir rotas para financiar projetos de resiliência climática nas cidades.
Já é possível ver algumas cidades liderando esses dois assuntos, oferecendo lições poderosas para outros centros urbanos. Veja:
Tornando a resiliência mainstream
Um planejamento cuidados e com um olhar sobre o clima pode fazer uma cidade mais resiliente. A resiliência é necessária não apenas para a adaptação às mudanças climáticas, mas para manter a integridade social, econômica e de infraestrutura das cidades.
O planejamento da adaptação e da resiliência não atingirá os impactos pretendidos se forem considerados problemas menores. Em vez disso, essas medidas precisam se tornar parte da narrativa regular das cidades, incorporando projetos adaptados localmente em todos os aspectos do desenvolvimento urbano, desde o planejamento do uso do solo até decisões na área de transporte e habitação.
Porto Alegre é uma cidade que já está alcançando progressos nessa área. O município lançou umaEstratégia de Resiliência para integrar esse conceito em todos os aspectos do planejamento. Construído com o suporte do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Porto Alegre também desenvolveu uma estratégia integrada de resiliência, com objetivos como a melhoria da regularização fundiárias, aumento do acesso a opções de mobilidade sustentáveis, e a inclusão do orçamento participativo.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan