Europeus acreditam que transporte público de qualidade é decisivo para o sucesso econômico

 


Trânsito em Londres (Foto: DncnH/Flickr)
Parte da população de Londres ainda faz deslocamentos de uma hora (Foto: DncnH/Flickr)
Com linhas de metrô bem organizadas e incentivo a ciclovias, vários países da Europa parecem estar em um nível muito avançado da mobilidade urbana, ainda mais quando comparados ao Brasil. Ainda assim, sempre há o que melhorar nos sistemas de transporte. É o que mostra a pesquisa realizada pela Xerox com 1.900 jovens em 19 cidades do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Bélgica e da Holanda, que traçou um paralelo entre a realidade atual e as perspectivas para o futuro do transporte.
Enquanto a maior parte dos europeus leva, em média, menos de 30 minutos em cada deslocamento, em Londres e Paris ainda há uma parcela significativa de pessoas que faz viagens diárias de mais de uma hora – além disso, usam mais de um meio de transporte (incluindo carros) por semana.
Quando perguntados o que os faria mudar de comportamento, os participantes da pesquisa responderam: um transporte multimodal que funcione. Ou seja, é preciso uma melhor conexão. Eles identificaram dois fatores principais para isso:
– Serviços aprimorados, que incluem viagens mais rápidas, oferta mais frequente, novas rotas e mais informações;
– Passagem integrada, ou seja, um cartão que possa ser usado em múltiplos (ou todos) meios de transporte.
Embora até considerem questões como custo da viagem e como aquele transporte pode afetar o meio ambiente, são dois pontos que realmente são determinantes para a escolha: conveniência e rapidez.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan