Modelo de urbanização das cidades precisa mudar

Redução de desigualdades sociais e planejamento de longo prazo são a chave para o desenvolvimento sadio das cidades, afirma líder empresarial citando relatório da ONU

FonteMobilize Brasil  |  AutorMarcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em16 de junho de 2016
Xian, na China: mudanças para reduzir emissões de
Xian, na China: mudanças para reduzir emissões de carbono
créditos: Reprodução Relatório ONU-Habitat

"O atual modelo de urbanização é insustentável e é necessário inovar os padrões de desenvolvimento com novas formas de colaboração, cooperação, planejamento, governança e financiamento”. A citação foi feita por José Carlos Bernasconi, presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), no painel Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano, realizado ontem (15) durante o evento Construction Summit 2016, em São Paulo.

Bernasconi referia-se ao relatório Cidades do Mundo (ONU-Habitat) divulgado em maio passado para defender uma alteração profunda nas formas de gestão das cidades, especialmente no Brasil, onde quase 85% da população vivem em áreas urbanizadas, o que significa 170 milhões de pessoas habitando uma área com 22 mil km2. "Tamanha concentração de pessoas impõe enormes desafios e é incrível que, apesar dos problemas, toda essa gente encontre formas de se alimentar, transportar, viver", avaliou o dirigente do Sinaenco. Para Bernasconi, é preciso planejar as mudanças a longo prazo e desenvolver projetos que ao mesmo tempo reduzam as desigualdades sociais, melhorem a mobilidade urbana e propiciem ganhos para o meio ambiente. 

Ele lembrou, ainda, as frequentes alterações de planos e projetos, que ocorrem a cada mudança de governantes, e defendeu a necessidade de que o planejamento seja - de fato - um instrumento de estado, não de governo: "O prefeito pode ser comparado a um piloto que assume a condução da cidade, mas que deve seguir um plano, dar sequência a uma proposta de gestão discutida com a sociedade", resumiu Bernasconi. 

O encontro contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil, tal como o professor Miguel Bucalém, coordenador científico do USP Cidades, que fez a mediação dos debates, a arquiteta Silvana Cambiaghi, da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) de São Paulo; Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); e Guilhermo Petzhold, especialista em mobilidade urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan