O vilarejo que produz tudo de que precisa

Comunidade autossuficiente na Holanda deve produzir comida e energia necessária aos moradores, além de reaproveitar lixo gerado no local. Idealizadores esperam que projeto sirva de modelo para países em desenvolvimento.
Projeto Regen Village, nos arredores de Amsterdã
Projeto do Regen Village, nos arredores de Amsterdã
A primeira coisa que vai chamar a atenção quando alguém se aproximar do novo vilarejo nos arredores de Amsterdã é o vidro. Haverá muito dele, por todo lado. Ele estará ao redor de todas as casas, como uma cápsula protetora que fornece calor e abrigo. As unidades de produção de comida também terão uma cobertura de vidro, mas chamá-las de estufa seria pouco. Tudo isso porque o Regen Village pretende fazer o melhor uso possível de todos os recursos e ser totalmente autossuficiente, servindo de modelo para cidades do futuro.
A autonomia vai muito além de apenas gerar energia elétrica e calor, o que já tem sido alcançado com sucesso em vilarejos semelhantes. A pequena comunidade também vai alimentar a si mesma, cultivando toda a comida de que necessita dentro dos limites das paredes de vidro.
"Hoje gastamos 40% da superfície dos nossos continentes para a produção de comida", afirma Sinus Lynge, cofundador do escritório dinamarquês de arquitetura Effekt, que projetou o vilarejo. "A produção de comida é o maior emissor isolado de gases do efeito estufa, o maior causador de desmatamento e é responsável por 70% do consumo global de água doce. Transportamos nossa comida de um canto a outro do planeta para desperdiçar 30% da produção total antes de consumi-la", diz.
Projeto Regen Village, na Holanda
Comida plantada junto à sala de jantar
Integração inteligente
A construção do bairro Regen Village na Holanda deve começar entre junho e agosto deste ano e ser concluída em 2017. A ideia veio do empreendedor e construtor norte-americano James Ehrlich, que fundou a empresa Regen Villages para construir o novo vilarejo na Holanda e, talvez, outros como ele no futuro.
Foi Ehrlich quem contratou o Effekt para projetar o assentamento. "A Regen Villages está projetando e facilitando o desenvolvimento de vizinhanças off-grid, integradas e resilientes, que fornecem energia e alimentos para famílias mundo afora", disse o empresário. Off-grid são sistemas autossuficientes, que não dependem de infraestrutura remota para se manter, como rede elétrica.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan