Coletânea da CBIC detalha a implantação BIM em construtoras e incorporadoras

Cinco publicações abordam temas como conceitos, benefícios, modelos, ciclo de vida dos empreendimentos e usos mais comuns da Modelagem da Informação na Construção

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Reprodução
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) disponibilizou para download "Implantação BIM para Construtoras e Incorporadoras", que é composta por cinco volumes e aborda temas como conceitos, benefícios, modelos, ciclo de vida dos empreendimentos e usos mais comuns do Building Information Modeling (ou Modelagem da Informação na Construção, em português).
O BIM é um conjunto de tecnologias, informações e processos em plataformas digitais, que auxilia a projeção e o gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas. Por utilizar métodos de monitoramento e medição mais eficazes, ele reduz o custo das construções.
"Antes do BIM, os orçamentos estouravam em média 10%. Com a ferramenta, isso se inverteu e tem havido um decréscimo. Isso porque ele permite planejar com precisão, alocar recursos, evitar desperdícios e retrabalho. E ainda o cliente consegue enxergar aquilo que você entrega", afirmou Paulo Sanchez, líder do projeto "Disseminação do BIM" da CBIC e empresário da Sinco Engenharia.
O método também permite calcular com maior eficiência o que será gasto, e possibilita um maior controle sobre as etapas da construção. Ele pode ser utilizado em todo o ciclo de um empreendimento ou em apenas uma de suas fases.
"Pense na possibilidade de atrelar no projeto cronogramas, orçamentos e valores. É isso que a tecnologia oferece como potencial", explicou o consultor da CBIC e responsável pela elaboração do material, Wilton Catelani.
O primeiro volume da coletânea que aborda o tema já havia sido lançado no 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em maio. O lançamento dos próximos quatro livros acontece nesta quinta (4), na sede da CBIC em Brasília. Eles abordam temas como a implementação do BIM, regras para a sua viabilidade, seus fluxos de trabalho e formas de contratação.
O conjunto de medidas é utilizado em diversos países, sendo obrigatório em processos licitatórios dos Estados Unidos, Inglaterra e Cingapura. O Chile também deverá utilizar o modelo de forma oficial, segundo declaração da presidente Michelle Bachelet.
Faça o download gratuito do material aqui

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan