Reduzindo a pegada de carbono de forma criativa e colaborativa

Maurício Bernardes


Estima-se que a energia consumida pelos mais de 300 milhões de pontos de iluminação nas ruas das cidades gere atualmente uma pegada anual de carbono da ordem de 100 milhões de toneladas. Pensando em neutralizar estes impactos e, ao mesmo tempo, disponibilizar uma série de novas funções nos sistemas públicos de iluminação, a startup EnGoPlanet, com apoio da Volta Technology, idealizou um sistema inovador e que está em fase de testes nos EUA.
O sistema de iluminação proposto, com lâmpadas LED de última geração, utiliza duas formas de captação de energia: células fotovoltaicas (conversão de energia solar) e a conversão de energia cinética gerada pela passagem de pessoas e carros sobre placas especiais de piso.

Ilustração do sistema de iluminação público da EnGoPlanet
Para economizar energia, o sistema mantém a intensidade luminosa variável em função da demanda, isto é, aumenta quando os seus sensores detectam a passagem de pessoas nas proximidades. A iluminação pode ser programada para mudar de cor e criar uma atmosfera dinâmica e personalizada.


Fonte e artigo completo: http://blogs.pini.com.br/posts/tecnologia-sustentabilidade/reduzindo-a-pegada-de-carbono-de-forma-criativa-e-colaborativa-370671-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan