Conheça os requisitos para solicitar proteção de direitos autorais

O arquiteto e urbanista pode solicitar um Registro de Direito Autoral (RDA) para proteger o seu trabalho

O arquiteto e urbanista pode solicitar um Registro de Direito Autoral (RDA) para proteger o seu trabalho criativo. Imagem: Josbert Lonnee/FlicrkCC.
 Imagem: Josbert Lonnee/FlicrkCC.

O registro de obra intelectual é uma proteção para o trabalho criativo do arquiteto e urbanista e um serviço prestado pelo CAU aos profissionais registrados.

Por meio do SICCAU, os profissionais podem fazer a solicitação de um Registro de Direito Autoral (RDA), anexando uma cópia do trabalho ou projeto técnico.

O RDA somente será efetuado após avaliação da Comissão de Exercício Profissional do CAU/UF, por meio de processo administrativo


A Resolução do CAU/BR Nº 67/2013 disciplina e detalha os critérios bem como os procedimentos para o registro do direito autoral sobre a obra ou trabalho técnico.

Entenda os requisitos necessários:

O CAU/BR, a pedido da sua própria Comissão de Exercício Profissional, emitiu uma deliberação que esclarece alguns aspectos da Resolução Nº67.

Em sua deliberação, o Conselho federal ressalta que os requisitos para subsidiar a análise do requerimento de Registro de Direito Autoral são:

  1. O requerente deve ser arquiteto e urbanista (brasileira ou estrangeiro);
  2. O profissional deve ter registro ativo à época da realização da atividade (esse registro pode ser definitivo, provisório ou temporário);
  3. O projeto ou trabalho técnico a ser registrado deve ser de criação em Arquitetura e Urbanismo;
  4. O projeto ou trabalho técnico a ser registrado deve se enquadrar nas atividades, atribuições e campos de atuação do arquiteto e urbanista, tal como listados na Resolução Nº 21, de 2012;
  5. O requerimento deve ser instruído com cópia certificada digitalmente do correspondente projeto ou trabalho técnico.

Toda a documentação integrante do requerimento do registro deve ser em arquivos eletrônicos digitais, inseridos no requerimento do RDA no SICCAU.



Via CAU/SP

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan