Exemplos e experiências de quem faz a Arquitetura e Urbanismo

Exemplos e experiências de quem faz a Arquitetura e Urbanismo

Exemplos de profissionais que fazem a Arquitetura e Urbanismo foram narrados durante a terceira oficina promovida pelo Saergs e FNA, com apoio do CAU/RS, na tarde de sábado (17/9), em Porto Alegre (RS). Mediado pelo arquiteto e urbanista e professor Rinaldo Barbosa, o debate abordou os conhecimentos ofertados pelos cursos de graduação em arquitetura e como eles preparam os profissionais para diferentes mercados de trabalho. Rinaldo pontuou que a faculdade de Arquitetura e Urbanismo pratica hoje uma formação mínima, muito voltada para o ateliê. 


“O profissional que se contentar com a graduação está fadado ao fracasso”, salientou, pontuando a relevância de se buscar novos conhecimentos e especializações que qualifiquem e direcionem a atuação de cada profissional. Isso porque, segundo ele, “conhecimento não se transmite. Conhecimento se constrói. E se constrói junto”. E alertou que hoje temos a questão da responsabilidade civil do arquiteto, o que nos obriga a fazer tudo com muita responsabilidade. “Há 20 anos, não se falava sobre responsabilidade civil. É preciso pensar que, se você arriscar e fazer o que não sabe, o problema será seu”.


As dificuldades de atuação foram pontuadas pelos debatedores. Trazendo relato da realidade de quem opera no Interior, a arquiteta Cristiane Rauber contou um pouco sobre sua atuação na região de Bom Princípio (RS). Filha de empreiteiro, disse que já estava acostumada ao canteiro de obras desde menina, mas que os desafios que se mostraram ao sair da faculdade em 2011 tiveram que ser superados com paciência, persistência e apoio de parceiros. “Saí da faculdade sem base e sem saber caminho. Mas aos poucos fui vendo que era preciso apresentar projetos completos, o que fiz com a parceria de engenheiros, designs e paisagistas. Sozinho não se vai a lugar algum”, contou, lembrando que, na região, há uma forte cultura que associa o projeto à execução. No início, conta ela, “abraçar tudo” era importante para adquirir experiência, mas hoje garante que já sabe selecionar seus trabalhos. Atualmente, sua atuação divide-se entre projetos residenciais e prediais e a paixão pelo patrimônio e restauro, o que a levou a realizar um curso na Europa.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan