Projeto de iluminação pública: veja dicas de especialistas

Créditos: Vista aérea do município de Barcelona, na Catalunha, Espanha (kavalenkava volha/ Shutterstock.com)
Redação Galeria da Arquitetura
Projetos de iluminação pública assumem a responsabilidade de proporcionar segurança e acolhimento aos espaços. Para equilibrar essas demandas, é necessário que o nível de luminância seja compatível com a área e que a temperatura da cor garanta aconchego aos usuários, sobretudo em praças e parques.
Outro fator importante a ser considerado no projeto é a frequência de troca e reparo das lâmpadas. Nesse sentido, o LED leva vantagem. “A manutenção é otimizada, uma vez que sua vida útil é extremamente elevada se comparada com as convencionais”, diz Widimar Ligeiro, arquiteto e light designer.
Economia e sustentabilidade
Além de uma vida útil maior, a tecnologia LED também proporciona economia aos projetos de iluminação pública. Em artigo publicado no Portal AECweb, o engenheiro eletricista Marcos Santos explica que a troca de 200 lâmpadas a vapor de mercúrio por luminárias de LED é capaz de gerar uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais. “Isso representa um grande benefício para a cidade, cujo investimento pode ser usado para suprir outras demandas da população”, destaca.
Ainda de acordo com Santos, a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 na atmosfera. “Por isso, a opção por LEDs se mostra não apenas a mais econômica, mas a que menos agride o meio ambiente”.
É importante ressaltar que a troca de luminárias na iluminação pública requer o cadastro e o diagnóstico da área, exigindo corpo técnico especializado principalmente para especificação e compra dos materiais.
Créditos: Praça vermelha, em Moscou, na Rússia, enfeitada para as festas natalinas (vvoe/ Shutterstock.com)

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan