Cidades latino-americanas adotam educação e infância como medidas para pensar o espaço urbano

Pedro Ribeiro Nogueira


Qual o denominador comum entre um parque em Santiago, uma praça em Medellín e uma favela em São Paulo? Pensar nas infâncias, na educação e na construção de espaços de convivência e de diálogo pode ser um caminho para cidades mais inclusivas, educadoras e igualitárias? Foi tratando dessas intersecções que o debate “O Desenho do Espaço Público” se desenvolveu nesta segunda-feira, 11/4, no SESC Campo Limpo, como parte do Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade, organizado em parceria entre o SESC e a Escola da Cidade.
Presentes à mesa de discussão, os arquitetos e urbanistas Teodoro Fernández, do Chile; Felipe Uribe, da Colômbia; e Marta Grinover, do Brasil, falaram a uma plateia composta por estudantes de arquitetura sobre seus projetos nos diferentes pontos do continente americano. Entre eles, algo em comum: a escala de uma criança é o ponto de partida para o desenho urbano.
“Quando pensamos um espaço público, temos que pensar como um lugar seguro. Um lugar habitado, em que qualquer criança possa sentar e brincar sem medo”, afirmou Fernández, enquanto mostrava uma foto de uma criança brincando numa fonte pública. O chileno é responsável pela criação de diversos parques e centros culturais na cidade, como Centro Cultural Estación Mapocho e o Parque Inés de Suárez, na capital do país.
Cidades mais educadoras
Para o colombiano Uribe, é necessário perguntar sempre o que será feito com a brincadeira das crianças  ao pensar o espaço urbano, convidando-as para brincar nele. “A contemporaneidade demanda que nós entendamos que a criança é parte fundamental da cidade. Nossas praças foram feitas para fazer negócios, fumar, tomar café, para passear. E isso é parte de uma cultura masculina de planejamento público que precisa acabar.”

espaços públicos
Pedro Ribeiro Nogueira

Fonte e artigo completo: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/04/12/cidades-latino-americanas-adotam-educacao-e-infancia-como-medidas-para-pensar-o-espaco-urbano/

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