Madri transforma avenida marginal em parque

 

Marginal foi fechada permanentemente e parte da orla do Rio Manzanares foi revitalizada. (Foto: West 8)
O asfalto virou grama em Madri! A prefeitura resolveu devolver às pessoas o espaço antes ocupado apenas por carros, ao transformar uma das maiores marginais da cidade em um parque de 9 km de extensão. A avenida, que antes poluía e separava bairros e pessoas, agora é o ponto de encontro de muitos madrileños que redescobriram uma área quase abandonada do centro e do Rio Manzanares.
Construído em apenas quatro anos, o Parque Madrid Río, como foi batizado, reúne desde pracinhas e fontes para as crianças se divertirem até calçadas, ciclovias e túneis, que facilitam o deslocamento. Além disso, o espaço segue um plano de integração completo já que além de unir fisicamente os bairros, também possui dezenas de estações de metrô e trem, conectando zonas da periferia ao centro.
Já antigas instalações – como os matadouros, por exemplo – estão sendo reformadas e abrigarão futuras exposições e estúdios de arte e dança, fomentando o cenário cultural e criativo de Madri. Todas essas mudanças “verdes” no centro da cidade vêm agradando, especialmente, os moradores da região que foram os maiores beneficiados com a transformação.
Madrileños ganharam espaço, que antes era apenas dos carros.
“É como se tivéssemos novos pulmões. Quando a marginal ainda passava por aqui, eu ficava sentada assistindo à TV o dia todo. Agora eu me sinto saudável novamente, caminho por horas pelo parque com meus amigos.”, afirma Pilar Lopez, 73 anos, supervisora do projeto e moradora das redondezas.
O grupo de arquitetos responsável pelo projeto é liderado por Gines Garrido ao lado do holandês Adriaan Geuze e sua renomada West 8, empresa especializada em paisagismo e urbanismo. No total, foram investidos 5 bilhões de dólares para a construção do Parque Madrid Río, segundo informações o The New York Times.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan