Produtos desenhados por arquitetos complementam projeto arquitetônico

Personalização de peças expande campo de atuação dos profissionais projetistas, supre ausências do mercado e rende premiações


Texto: Gabriel Bonafé
Considerado uma extensão ou complemento da atividade dos arquitetos, o design de produtos vem ganhando cada vez mais espaço nos escritórios de arquitetura. Dos mais experientes aos mais jovens, profissionais projetistas vêm fazendo mobiliário e outros tipos de peças. Alguns de forma mais artesanal, outros de forma mais estruturada, por meio de parcerias com a indústria.
"É uma atividade a que a gente se propõe para o enriquecimento do cotidiano; para enriquecimento das atividades humanas", relata o arquiteto Rodrigo Simão, que vê o design de interiores como um aprofundamento da arquitetura. Para ele, ambos se beneficiam da arte, de forma funcional, para interferir na vida das pessoas. "A principal diferença é que o design tem um custo mais acessível do que o da arquitetura, podendo, assim, complementar uma construção de uma forma mais econômica, mas com a mesma proposta", assinala.
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Cadeira Feijão disposta sobre assoalho de madeira (Acervo/ Rodrigo SImão)

MOTIVAÇÕES

Finalista três vezes do Prêmio Salão Designer, Simão conta que atua com design personalizado por questões institucionais. "Isso valoriza meu papel como arquiteto, proporcionando premiações", pontua.
Investindo no design de produtos desde 2002, sua primeira peça criada foi a cadeira de balanço Feijão, que foi vendida em leilão na Piasa, galeria de arte em Paris. Segundo o arquiteto, o investimento no design tem um custo-benefício bastante interessante. "Nunca imaginei que minha cadeira seria leiloada em Paris, além de peças que tenho lá em Miami", enaltece.
Outro motivo que serve de combustível para os arquitetos desenvolverem produtos é a ausência de peças específicas no mercado. "Muitas vezes, não encontramos aquilo de que precisamos e desenhamos para suprir uma demanda do projeto", diz Mila Strauss, arquiteta titular do escritório MM18 Arquitetura.
Apesar de as peças surgirem conforme necessidade do projeto, a arquiteta conta que o escritório toca um projeto de longo prazo para criar uma marca e colocar os produtos em linha. "Como fazemos bastante projeto comercial, temos mais facilidade em desenvolver", explica Strauss.

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