Arquiteta formada pela Udesc Laguna ganhará prêmio alemão por painel em forma de folha

A arquiteta urbanista Luani Martins Costa, formada pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, desenvolveu um painel adaptável em forma de folha de planta que poderá ser aplicado em fachadas e coberturas de construções e foi um dos vencedores da 14ª edição do Textile Structures For New Building.

A cerimônia de premiação será realizada em 9 de maio, na cidade alemã de Frankfurt, pela Techtextil, maior feira de têxteis do mundo, que reúne cerca de 42 mil visitantes e expositores de 102 países.

Projeto de Luani Martins Costa foi desenvolvido em mestrado realizado em Portugal - Foto: Divulgação
Composto por materiais de comportamento flexível (confira ilustração do projeto), o painel de Luani promete ser uma solução sustentável, capaz de se ajustar facilmente às condições climáticas, como vento, chuva e incidência da luz solar.

Esse projeto pretende ajudar a solucionar problemas da indústria da construção, que atualmente é um dos setores que mais poluem e consomem energia. As fachadas, por exemplo, são responsáveis por mais de 40% da perda de calor no inverno e pelo aquecimento excessivo no verão.

Para evitar essas situações, o painel da egressa da Udesc Laguna tem propriedades importantes das folhas reproduzidas na sua membrana: autolimpeza, por meio da capacidade de repelir a água; mudança de cor e emissão de luz, por meio de polímeros crômicos e luminescentes; e capacidade de gerar eletricidade.

Com a aplicação de células solares orgânicas na superfície, é possível aproveitar a luz solar para produzir energia elétrica de um modo eficiente na estrutura do painel. "Essa característica faz analogia à captação da luz solar e à fotossíntese realizada pelas folhas", explica Luani.

Para desenvolver essa estrutura, ela encontrou inspiração no conceito de biomimética, ciência que adapta formas da natureza e comportamentos de seres vivos à realidade das construções. Durante a criação do projeto, a alta capacidade de modificação das folhas de plantas chamou sua atenção.

"As folhas apresentam uma diversidade de formas, cores e tamanhos e, em determinadas épocas do ano, são capazes de sofrer alterações", comenta.

Fonte e artigo completo: http://udesc.br/noticia/arquiteta_formada_pela_udesc_laguna_ganhara_premio_alemao_por_painel_em_forma_de_folha

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan